GM Truck Club Forum banner

Atualização da temperatura do fluido da transmissão 6L80E (6 velocidades)

2 reading
55K views 15 replies 7 participants last post by  tomdjdc  
#1 · (Edited)
Eu só queria compartilhar o que fiz para preparar meu Suburban 2018 para rebocar meu trailer.

Em condições normais de condução (sem reboque), a temperatura da minha transmissão fica em torno de 195F - 198F. Quando tentei rebocar meu trailer de 5000 lb pela primeira vez, a temperatura subiu para 210F em uma ligeira inclinação após uma viagem de 2 horas. Então, parei de rebocar com meu Suburban 2018 e usei meu Suburban 2001 com 285 mil milhas que veio com o pacote de reboque para serviço pesado equipado com um resfriador externo (KNP) e GT4 (engrenagem 3,73). O 2001 se saiu muito bem em uma viagem de 5 horas para Pensacola, FL, na semana passada.

Depois de pesquisar, descobri que o Suburban 2018 com o 6L80E tem uma válvula de desvio térmico do resfriador da transmissão de fábrica. Ele não permite o fluxo de fluido para as linhas de resfriamento do resfriador da transmissão localizado na parte superior do condensador do ar condicionado até que a temperatura do fluido atinja 190F. Então, basicamente, o fluido é recirculado de volta para a transmissão sem passar pelo resfriador na frente. Bom design para levar o fluido à temperatura de operação rapidamente. Quando a temperatura do fluido atinge 190F, ele abre a linha para o resfriador e supostamente reduz a temperatura da transmissão. Mas acho que a abertura do desvio é proporcional à temperatura do fluido. Então, quem sabe quando ele abre totalmente. (talvez 230F ?)

Pesquisei na internet produtos de transmissão 6L90E para contornar o desvio térmico. Encontrei alguns vídeos no youtube.
1. Um deles recomendou puxar a válvula de desvio (GM# 1351136), rosquear o furo e instalar uma bucha no furo de desvio.
Isso mantém a linha para o resfriador sempre aberta. A desvantagem é que levará um tempo para que o fluido atinja a temperatura de operação.
2. Válvula de desvio térmico de baixa temperatura Mishimoto. Incluído com o kit de resfriamento. Muito caro a $400.
3. Encontrei um produto STL010 Sure Cool, uma atualização do sistema de transmissão, que serve para substituir o termostato dentro da válvula de desvio. Razoável a $43.

Optei pela Opção nº 3.
Até agora tudo bem após o test drive.
Na condução normal, a temperatura da minha transmissão permaneceu em 158F - 160F. (ver foto em anexo)
As temperaturas da transmissão de reboque ainda estão por vir.

Attachments

• Like
Reactions: RayVoy and rbritton
#2 ·
Obrigado pela informação! Tenho um 06 Suburban 2500 com o 8.1L com uma relação de engrenagem 4:10. Ele reboca minha barraca de 6000 libras sem problemas, é claro. A temperatura da minha transmissão sempre ficou em torno de 195 também, mas em algumas colinas íngremes também subia na temperatura ou em viagens longas em um dia quente. Em um sinal de parada um dia, não muito tempo atrás, com uma temperatura de 95 graus, a temperatura do motor subiu um pouco, mas esfriou assim que voltei a dirigir. Suspeitei que fosse a embreagem do ventilador de resfriamento que estava ruim, então a substituí por uma peça de reposição AC Delco e não tive problemas desde então. Também parecia estar ajudando com a temperatura da minha transmissão, pois fiz três ou quatro viagens a mais neste verão sem que a temperatura da transmissão subisse.

#3 ·
Sim, você tem que ficar de olho na temperatura do fluido da transmissão ao rebocar.
Você tem um 2500 e uma engrenagem 4.10 e isso é muito bom de ter, meu amigo.
Estou colocando um cooler auxiliar tru cool 40k no meu 2001 para substituir o pequeno de fábrica.
Espero chegar a pelo menos 300.000 milhas com o 2001 e ficarei feliz.

#4 ·
Fiz um diagrama do termostato do fluido da transmissão da fábrica da GM em modo de bypass e resfriamento.
Avise-me se tiver algum comentário a acrescentar.

Attachments

#6 ·
Olhe sob a transmissão do lado do motorista.

#8 ·
Eu só queria compartilhar o que fiz para preparar meu Suburban 2018 para rebocar meu trailer.

Em condições normais de condução (sem reboque), a temperatura da minha transmissão fica em torno de 195F - 198F. Quando tentei rebocar meu trailer de 5000 lb pela primeira vez, a temperatura subiu para 210F em uma leve inclinação após uma viagem de 2 horas. Então parei de rebocar com meu Suburban 2018 e usei meu Suburban 2001 com 285 mil milhas que veio com o pacote de reboque para serviço pesado equipado com um resfriador externo (KNP) e GT4 (engrenagem 3,73). O 2001 se saiu muito bem em uma viagem de 5 horas para Pensacola, FL, na semana passada.

Depois de pesquisar, descobri que o Suburban 2018 com o 6L80E tem uma válvula de desvio térmico do resfriador da transmissão de fábrica. Ele não permite o fluxo de fluido para as linhas de resfriamento do resfriador da transmissão localizado na parte superior do condensador do hvac até que a temperatura do fluido atinja 190F. Então, basicamente, o fluido é recirculado de volta para a transmissão sem passar pelo resfriador na frente. Bom design para fazer o fluido atingir a temperatura de operação rapidamente. Quando a temperatura do fluido atinge 190F, ele abre a linha para o resfriador e supostamente reduz a temperatura da transmissão. Mas acho que a abertura do desvio é proporcional à temperatura do fluido. Então, quem sabe quando ele abre totalmente. (talvez 230F ?)

Eu procurei na internet por produtos de transmissão 6L90E para contornar o desvio térmico. Encontrei alguns vídeos no youtube.
1. Um recomendou puxar a válvula de desvio (GM# 1351136) bater no furo e instalar um plugue no furo de desvio.
Isso mantém a linha para o resfriador sempre aberta. A desvantagem é que levará um tempo para que o fluido atinja a temperatura de operação.
2. Válvula de desvio térmico de baixa temperatura Mishimoto. Incluído com o kit de resfriamento. Muito caro a $400.
3. Encontrei um produto STL010 Sure Cool, uma atualização do sistema de transmissão, que foi projetado para substituir o termostato dentro da válvula de desvio. Razoável a $43.

Eu fui com a Opção #3.
Até agora tudo bem após o teste de direção.
Na condução normal, a temperatura da minha transmissão permaneceu em 158F - 160F. (veja a foto em anexo)
As temperaturas da transmissão de reboque ainda precisam ser vistas mais tarde.
Você rebocou cargas pesadas desde que fez o reparo surecool? Em quais temperaturas você ficou então?

Alguma desvantagem para instalar?

#9 ·
Reboquei minha caravana de 5.000 libras da Geórgia para o Grand Canyon no ano passado. A TFT ficou em 160F navegando pela I-10 para o Texas e depois para o Novo México. A TFT mais alta foi de 180F.
Eu vendi a caravana e comprei um diesel classe B. Eu só consegui 10-11 mpg no 1500 suburban de 2018.
Agora estou recebendo 20-21 mpg.

Se você quiser que seu 6L80e funcione mais frio, não compre o sure cool. Obtenha a nova válvula de desvio térmico de baixa temperatura de 158F da GM.
A original é 190F. Muito quente antes de abrir para o resfriador de transmissão.

• Like
Reactions: rbritton
#10 ·
Reboquei meu trailer de 5k lb da Geórgia para o Grand Canyon no ano passado. TFT ficou em 160F navegando pela I-10 para o Texas e depois para o Novo México. A TFT mais alta foi de 180F.
Eu vendi o trailer e comprei um diesel classe B. Eu só consegui 10-11 mpg no 1500 suburban 2018.
Agora estou recebendo 20-21 mpg.

Se você quiser rodar seu 6L80e mais frio, não pegue o sure cool. Obtenha a nova válvula de desvio térmico de baixa temperatura 158F da GM .
A original é 190F. Muito quente antes de abrir para o resfriador de transmissão.
Acabei de comprar um transportador de brinquedos e rebocá-lo neste fim de semana a 100F, estava chegando a 225. Ridículo. Sempre me perguntei por que fica tão quente, agora que estou olhando para todas essas informações, nunca deveria ter chegado perto disso.

#11 ·
Recomenda-se retirar a válvula de desvio (GM# 1351136), rosquear o furo e instalar uma bujão no furo de desvio.
Aparentemente. Tirei-o e alguém rosqueou e tapou. Sem mola. Sem êmbolo de pílula. Vivemos em um clima mais frio, então agora estou me perguntando o que fazer. Não tenho certeza se o kit ainda selaria para entrar no modo de resfriamento se eu removesse a bujão e instalasse o kit Superior Solutions. Acho que vou apenas reinstalá-lo por enquanto e decidir o que fazer (se houver algo) no outono.

#12 ·
Uma atualização melhor é substituir a válvula de desvio térmico (TBV) de fábrica de 190°F pela nova TBV de baixa temperatura de 158°F disponível, em vez de modificar o termostato de 190°F.

Número da peça da TBV 86774933, carimbado com “70”

#13 ·
Tenho as ligações antigas que não correspondem ao novo TBV e teria que executar todas as linhas novas. Comprei alguns conectores que esperava que se adaptassem, mas não parece que vá funcionar. Ainda estou tentando descobrir a solução certa antes do deserto (Grand Canyon) e rebocando nosso trailer de viagem de 32' nas montanhas do Colorado.

Provavelmente é mais fácil deixar o plugue para o verão e a viagem, para que esteja sempre resfriando. Certamente não é o ideal para os invernos abaixo de zero.

Li em algum lugar que os SUVs não têm varetas de medição de transmissão, mas os caminhões têm? Nosso Yukon XL tem, mas substituímos por um reconstruído. E parece que a oficina de transmissão encheu demais o fluido. Bem acima da marca frio ou quente. Receio que, se for enchido demais, não circule da maneira projetada. Vou sugar um pouco do tubo de enchimento e ver como fica. Espero ter tempo para trocar o fluido de qualquer maneira com 35.000 km na transmissão de substituição.

#14 ·
Tenho as ligações antigas que não correspondem ao novo TBV, e teria que passar todas as linhas novas. Comprei alguns conectores que esperava que se adaptassem, mas não parece que vá funcionar. Ainda estou tentando descobrir a solução certa antes do deserto (Grand Canyon) e rebocar nosso trailer de viagem de 32' nas montanhas do Colorado. Provavelmente é mais fácil deixar o plugue para o verão e a viagem para que ele esteja sempre resfriando. Certamente não é o ideal para invernos abaixo de zero.
Também tenho procurado fazer isso com a peça atualizada da GM. Aparentemente, com o estilo mais antigo que tem as diferentes conexões, você pode tirar as partes internas da antiga e substituí-las pelas partes da nova. Aqui está um link para um vídeo sobre como fazer isso