Eu só queria compartilhar o que fiz para preparar meu Suburban 2018 para rebocar meu trailer.
Em condições normais de condução (sem reboque), a temperatura da minha transmissão fica em torno de 195F - 198F. Quando tentei rebocar meu trailer de 5000 lb pela primeira vez, a temperatura subiu para 210F em uma ligeira inclinação após uma viagem de 2 horas. Então, parei de rebocar com meu Suburban 2018 e usei meu Suburban 2001 com 285 mil milhas que veio com o pacote de reboque para serviço pesado equipado com um resfriador externo (KNP) e GT4 (engrenagem 3,73). O 2001 se saiu muito bem em uma viagem de 5 horas para Pensacola, FL, na semana passada.
Depois de pesquisar, descobri que o Suburban 2018 com o 6L80E tem uma válvula de desvio térmico do resfriador da transmissão de fábrica. Ele não permite o fluxo de fluido para as linhas de resfriamento do resfriador da transmissão localizado na parte superior do condensador do ar condicionado até que a temperatura do fluido atinja 190F. Então, basicamente, o fluido é recirculado de volta para a transmissão sem passar pelo resfriador na frente. Bom design para levar o fluido à temperatura de operação rapidamente. Quando a temperatura do fluido atinge 190F, ele abre a linha para o resfriador e supostamente reduz a temperatura da transmissão. Mas acho que a abertura do desvio é proporcional à temperatura do fluido. Então, quem sabe quando ele abre totalmente. (talvez 230F ?)
Pesquisei na internet produtos de transmissão 6L90E para contornar o desvio térmico. Encontrei alguns vídeos no youtube.
1. Um deles recomendou puxar a válvula de desvio (GM# 1351136), rosquear o furo e instalar uma bucha no furo de desvio.
Isso mantém a linha para o resfriador sempre aberta. A desvantagem é que levará um tempo para que o fluido atinja a temperatura de operação.
2. Válvula de desvio térmico de baixa temperatura Mishimoto. Incluído com o kit de resfriamento. Muito caro a $400.
3. Encontrei um produto STL010 Sure Cool, uma atualização do sistema de transmissão, que serve para substituir o termostato dentro da válvula de desvio. Razoável a $43.
Optei pela Opção nº 3.
Até agora tudo bem após o test drive.
Na condução normal, a temperatura da minha transmissão permaneceu em 158F - 160F. (ver foto em anexo)
As temperaturas da transmissão de reboque ainda estão por vir.
Em condições normais de condução (sem reboque), a temperatura da minha transmissão fica em torno de 195F - 198F. Quando tentei rebocar meu trailer de 5000 lb pela primeira vez, a temperatura subiu para 210F em uma ligeira inclinação após uma viagem de 2 horas. Então, parei de rebocar com meu Suburban 2018 e usei meu Suburban 2001 com 285 mil milhas que veio com o pacote de reboque para serviço pesado equipado com um resfriador externo (KNP) e GT4 (engrenagem 3,73). O 2001 se saiu muito bem em uma viagem de 5 horas para Pensacola, FL, na semana passada.
Depois de pesquisar, descobri que o Suburban 2018 com o 6L80E tem uma válvula de desvio térmico do resfriador da transmissão de fábrica. Ele não permite o fluxo de fluido para as linhas de resfriamento do resfriador da transmissão localizado na parte superior do condensador do ar condicionado até que a temperatura do fluido atinja 190F. Então, basicamente, o fluido é recirculado de volta para a transmissão sem passar pelo resfriador na frente. Bom design para levar o fluido à temperatura de operação rapidamente. Quando a temperatura do fluido atinge 190F, ele abre a linha para o resfriador e supostamente reduz a temperatura da transmissão. Mas acho que a abertura do desvio é proporcional à temperatura do fluido. Então, quem sabe quando ele abre totalmente. (talvez 230F ?)
Pesquisei na internet produtos de transmissão 6L90E para contornar o desvio térmico. Encontrei alguns vídeos no youtube.
1. Um deles recomendou puxar a válvula de desvio (GM# 1351136), rosquear o furo e instalar uma bucha no furo de desvio.
Isso mantém a linha para o resfriador sempre aberta. A desvantagem é que levará um tempo para que o fluido atinja a temperatura de operação.
2. Válvula de desvio térmico de baixa temperatura Mishimoto. Incluído com o kit de resfriamento. Muito caro a $400.
3. Encontrei um produto STL010 Sure Cool, uma atualização do sistema de transmissão, que serve para substituir o termostato dentro da válvula de desvio. Razoável a $43.
Optei pela Opção nº 3.
Até agora tudo bem após o test drive.
Na condução normal, a temperatura da minha transmissão permaneceu em 158F - 160F. (ver foto em anexo)
As temperaturas da transmissão de reboque ainda estão por vir.