GM Truck Club Forum banner

Testando uma válvula de controle de ar de marcha lenta

11 reading
25K views 50 replies 7 participants last post by  tbb2  
#1 ·
Suspeito que posso ter uma válvula de controle de ar de marcha lenta com defeito (com falha?). De vez em quando (gostaria que fosse mais consistente) ligo o caminhão e ele morre imediatamente... a menos que eu mantenha o acelerador para manter 1000 a 1500 rpm. Normalmente, quando o motor aquece, ele opera normalmente. Apenas uma vez, o problema ocorreu com o motor na temperatura normal de operação. Remover a válvula de controle de ar de marcha lenta parece ser uma tarefa muito simples (apenas dois parafusos de um local de fácil acesso.) Tenho certeza de que existe uma técnica adequada para verificar sua função para determinar se está ok, precisa ser limpa ou precisa ser substituída. Gostaria de saber como testar e, se apropriado, limpar para restaurar a função adequada. Se precisar ser substituído, tudo bem. Eu simplesmente não gosto de jogar peças em um problema “só por precaução”. Especialmente peças de US$ 140. Qualquer conselho seria apreciado.

#2 ·
Publique o ano e o motor do seu caminhão. Teste a pressão do gás aqui. Publique também quaisquer códigos.

O IAC não vai controlar as partidas a frio.. quando o motor atinge temperaturas normais, o IAC controlará uma pequena quantidade da rotação do motor... então você afirmou que a marcha lenta do motor quente é boa...

#5 ·
Não necessariamente. Em baixas velocidades, cada falha é exagerada e leva mais força para superar. A 1500 RPM, você pode acertar ou errar e o volante mantém o motor funcionando até o próximo estouro suficiente.

Esta tem sido a minha experiência, de qualquer forma. Meu caminhão (2000 Silverado com 5.3L) funcionaria com o acelerador, mas eu teria que afrouxar o pedal para mantê-lo funcionando bem em marcha lenta. Nova bomba ACDelco e tem sido bom.

#7 ·
Muito obrigado!
A propósito, você está se referindo a uma nova bomba de combustível AC Delco? Obrigado novamente!
Sim, uma nova bomba de combustível. Meu trio anterior da marca NAPA tinha sido... Ruim. A última reclamou no dia em que a coloquei, mas eu estava quebrado, barato e desesperado. 😁 Sobreviveu cerca de um ano e eu tive que substituí-la.

#8 ·
Obrigado novamente. Assim que tiver algumas horas, verificarei a pressão do combustível de olho em uma nova bomba de combustível AC Delco e um novo filtro. Eu nunca teria pensado em seguir esse caminho por causa da maneira como o caminhão funciona em alta potência e alta velocidade. Obrigado novamente! Nada supera a experiência!

#9 ·
Você pode ter um problema de PCM, não um que exigirá um novo PCM, apenas uma reinicialização. Quando o motor está frio, a mistura de combustível é determinada a partir de tabelas de software no PCM, à medida que o motor aquece e os sensores de O2 ligam, o PCM usa os dados de O2 para controlar a mistura. Eu tentaria uma reinicialização do PCM (desconexão da bateria) para ver se isso ajuda.

#11 ·
Não jogue peças no seu caminhão. Você não tem códigos, então você deve verificar a pressão do combustível. Chave ligada, motor desligado, a pressão deve ser de 60-62 psi. A pressão deve se manter por alguns minutos. Porta de pressão no lado do passageiro.
Se a pressão estiver boa e depois cair, pode ser o regulador de combustível no coletor de admissão superior do lado do motorista. Puxe a mangueira de vácuo do regulador. Se cheirar a gasolina ou tiver gás líquido, muitos tiveram essas falhas.
Se sua bomba tiver baixa pressão de combustível, substitua a bomba de combustível e o relé da bomba de combustível. Troque o filtro de combustível.

#15 ·
@J, Eu tive uma situação semelhante (falha em baixa rotação) com meu burb ('94 5.7 K1500). Finalmente rastreamos para um curto intermitente em um dos fios da vela. Substituí o fio, tudo está bom. 😉
Nos veículos GM OBD1 de 1994, o ECM não faz um bom trabalho de teste de diagnóstico. OBD II 1996 e mais recentes, o PCM lançará códigos rapidamente e, em seguida, dados de diagnóstico para verificar os itens com defeito.
Os caminhões mais novos indicam pressões de combustível, mas em um caminhão GM de 2000, nenhum dado de pressão de combustível... ele tem que fazer o teste de combustível... não jogue peças nele...

#17 ·
Jwalker,

Você conseguiu testar seu IAC?
Eu tenho um problema de partida semelhante. Depois que o motor aquece, ele opera normalmente.
Eu retirei o IAC e ele está bem revestido com carbono.
Eu testei a continuidade nos pinos A/B e C/D. Ambos são 46,3 Ohm +/- 0,1.
Eu não consigo encontrar uma fonte para qual deve ser a resistência.
Dado o PITA de tirar o IAC, eu gostaria de ter uma ideia melhor se ele estava apenas sujo e preso ou com defeito.

tb2
-------------------------------
2003 Chevrolet Express 3500 Cargo Van; LQ4 6.0L V8

#19 ·
Eu testei a continuidade nos pinos A/B e C/D. Ambos são 46,3 Ohm +/- 0,1.
Dado o PITA de tirar o IAC, eu gostaria de ter uma ideia melhor se ele estava apenas sujo e preso ou com defeito.
Adendo:
Olhando para peças IAC NOVAS online e quais vídeos posso encontrar sobre substituição, o pistão IAC que controla o desvio de ar está definido na posição encurtada.

Eu entendo que, sem ser energizado, o desvio de ar está aberto e somente quando o veículo aquece o pistão restringe e/ou fecha o desvio de ar na válvula borboleta do acelerador. O fato de o pistão estar totalmente estendido, no IAC que removi, me leva a acreditar que ele travou, fechando o desvio de ar da marcha lenta da válvula borboleta do acelerador.

#22 ·
#27 · (Edited)
OpalLacod,

Eu já estive no terreno que você descreve.
Eu tenho um corpo de borboleta a cabo.
A peça que falta no seu feedback é que eu estou dirigindo um '03 Chevy Express 3500,
Por alguma razão, há um buraco em todas as fontes para uma substituição de IAC.
O mais próximo que cheguei foi tentar combinar o motor e o corpo de borboleta de um 2500.

Com tudo isso, existe uma maneira de testar um IAC, e eu estaria correto em qualificá-lo como falho se o pistão estiver totalmente estendido?

#29 ·
TMI
Eu já tinha percorrido essa toca de coelho antes da questão do teste, então aqui está o resto do meu raciocínio.

O Corpo de Borboleta 2003 3500 Express tem as mesmas marcações de fundição que...

2001 Silverado.

A única diferença que consigo ver é o número da peça na borboleta. Todo o resto parece idêntico...

As Válvulas de Controle de Ar de Marcha Lenta são todas de 4 pinos (com base na fiação para 2003 3500 Express e a Válvula IAC mostrada na categoria 2001 3500 Silverado).

Eu acho que você pode obter um IAC de outro modelo 3500 e ficará bom.

#30 ·
citação:
Testando
Eu não sabia disso, mas faz sentido... Aparentemente, essas válvulas são motores de passo. Então, ele deve estar "preso" no lugar. Se não estiver "preso", as roscas estão danificadas ou algo dentro está quebrado. Você pode testar os enrolamentos quanto à resistência para garantir que não estejam em curto-circuito por dentro. Você precisará de uma pinagem adequada para o IAC que você tem (ou um semelhante). Todos os modelos GM parecem ser muito semelhantes. Se você quiser brincar com a função, descubra quais pinos são emparelhados e, em seguida, aplique 5V neles e execute o IAC para dentro e para fora.
fim da citação

Eu fiz um teste de continuidade nos dois circuitos e ambos têm 4,3 (+/-) Ohms.
Todas as novas válvulas IAC que vejo e um vídeo de substituição mostram que o novo pistão IAC está retraído. No vídeo, o defeituoso está estendido. Como meu problema é que a van não está funcionando em marcha lenta corretamente na inicialização, imagino que o pistão esteja fechando a passagem de ar de desvio. MAS, uma vez aquecido, o motor funciona em marcha lenta normalmente. Então, por isso, presumo que um dos circuitos IAC HIgh Low esteja funcionando (?).

#32 ·
Se você pode executar o IAC dentro e fora com uma fonte de bateria separada, então eu acho que é um problema com o plugue ou o fio do controlador.
Você mencionou em um post anterior para usar uma fonte de 5v.
Como você chegou a 5v como tensão de operação?
Eu li um post onde alguém tentou isso com 12v e cozinhou o IAC.

#39 ·
A unidade que você mostra em seu caminhão tem o mesmo selo de borboleta do CARDONE 641075. Esta é a mesma unidade que aparece para comprar um novo corpo de borboleta e colocá-lo em meu caminhão (2000 Silverado 5.3L). Seu coletor de admissão também tem a mesma configuração de linha de vácuo do meu caminhão... Qual é o número da peça do seu ECM? Se for um modelo semelhante a qualquer um dos outros caminhões por aí, apostaria que a pinagem é a mesma...

#40 ·
A unidade que você mostra em seu caminhão tem o mesmo selo de borboleta do CARDONE 641075. Esta é a mesma unidade que mostra para comprar um novo corpo de borboleta e colocá-lo em meu caminhão (2000 Silverado 5.3L). Seu coletor de admissão também tem a mesma configuração de linha de vácuo do meu caminhão...

Qual é o número da peça do seu ECM? Se for um modelo semelhante a qualquer um dos outros caminhões por aí, eu apostaria que a pinagem é a mesma...
Estamos chegando perto...
A RockAuto não tem um corpo de borboleta para o seu Silverado 5.3L de 2000. = : /
Terei que procurar o ECM e, enquanto isso, as referências anteriores foram para um PCM.
Eu assumi que um PCM era o que eu entendia como um ECM. Eles são diferentes?